Os nossos serviços

 

A Movhera contribui para a Transição Energética produzindo energia verde e flexível. A nossa convicção é de que os nossos serviços irão aumentar em importância, em simultâneo com o desenvolvimento da energia renovável em Portugal.

A Movhera oferece dois tipos de serviços:

  • Vendemos e compramos eletricidade nos mercados.

  • Prestamos serviços complementares à REN - Redes Energéticas Nacionais, o operador da rede elétrica, o que lhe permite responder às variações da carga.

 
FOND_conACT_GettyImages-598132324.jpg

Os ativos da Movhera são fundamentais para a Transição Energética

As Fontes de Energia Renováveis (FER) têm que ser desenvolvidas para se alcançar uma economia neutra em carbono e lutar contra o aquecimento global. As FER incluem a energia hidroelétrica, eólica e solar e ainda a biomassa..

As centrais hidroelétricas como as geridas pela Movhera são fundamentais nesta transição porque fornecem energia sem emissões de carbono. Os nossos 1,7 GW instalados produzem cerca de 3,2 TWh por ano, o que corresponde ao consumo doméstico da área metropolitana do Porto.

Para além disso, também oferecem flexibilidade necessária ao sistema elétrico, permitindo assim um crescimento mais rápido e uma integração mais suave das outras fontes renováveis, que são maioritariamente intermitentes. Em particular, as instalações de Foz do Tua, Baixo Sabor e Feiticeiro estão equipadas com uma capacidade de bombagem (totalizando 450 MW) permitindo que a capacidade de armazenagem da albufeira se comporte como uma bateria de grande escala. Quando as restrições físicas de operação geram um excesso de energia renovável no sistema, este excesso pode ser utilizado para bombar água. A energia armazenada pode ser usada como uma capacidade de reserva para satisfazer picos de procura.

Desempenhamos um papel cada vez mais importante nos mercados energéticos.

As redes elétricas irão precisar cada vez mais de energia flexível para garantir o seu equilíbrio. A desativação das centrais a carvão, a supressão da capacidade nuclear, planeada até 2030 em Espanha, associadas ao desenvolvimento das energias renováveis (a energia solar fotovoltaica na Península Ibérica pode mais do que duplicar entre 2020 e 2030) aumentam a necessidade de energia hidroelétrica enquanto fonte de energia flexível. Estas tendências traduzem no aumento da volatilidade intra-diária dos preços da eletricidade na Península Ibérica, com preços baixos no meio do dia (elevada produção fotovoltaica que leva a um excesso da produção) e preços elevados durante as noites (baixa produção fotovoltaica, juntamente com uma necessidade aumentada de iluminação).