Os nossos ativos no setor hidroelétrico

As nossas centrais hidroelétricas têm uma capacidade total instalada de 1,7 GW e produzem, em média, 3,2 TWh de energia renovável por ano.

Na Movhera, acreditamos em fortes parcerias locais. Esforçamo-nos para ter um impacto positivo.

 

O nosso portfólio hidroelétrico renovável no Norte de Portugal é constituído por seis centrais - Miranda, Picote, Bemposta, Baixo Sabor, Feiticeiro, Foz Tua. Em conjunto produzem 3.4 TWh de energia verde e fornecem serviços flexíveis ao sistema elétrico garantindo de forma ininterrupta o fornecimento de energia verde no país. Três das centrais entraram recentemente em funcionamento como unidades de armazenamento por bombagem. As outras três são centrais a fio-de-água construídas nos anos 50 e 60 e recentemente reforçadas

 

Fornecer energia de base permanentemente.

Três centrais a fio-de-água em cascata recentemente renovadas, utilizam o caudal contínuo do rio e fornecem energia de base. De montante para jusante: Miranda, Picote, Bemposta.

Oferecer flexibilidade através do armazenamento por bombagem.

Três centrais hidroelétricas de armazenamento por bombagem que entraram recentemente em funcionamento, que operam a transferência de água entre reservatórios superiores e inferiores diariamente: o sistema Baixo Sabor / Feiticeiro e Foz Tua.

our-assets-miranda-2-characteristics.jpg

Miranda

Miranda é uma central hidroelétrica a fio-de-água com uma barragem de contraforte em betão no rio Douro, situada no concelho de Miranda do Douro. A central tem uma potência total instalada de 363 MW.

 
 
our-assets-baixo-sabor-2-characteristics.jpg

Baixo Sabor

A barragem do Baixo Sabor situa-se no rio Sabor, um afluente na margem direita do Douro, no concelho de Torre de Moncorvo. A central foi construída de forma subterrânea e inclui duas turbinas Francis instaladas de 72 MW cada.


 
our-assets-picote-2-characteristics.jpg

Picote

Concluída em 1958, Picote foi a primeira barragem construída em Portugal no rio Douro, situada no concelho de Miranda do Douro. A central tem atualmente uma potência total instalada de 433 MW.

 
 
our-assets-baixo-sabor-characteristics.jpg

Feiticeiro

Localizada no concelho de Torre de Moncorvo, 14 quilómetros a jusante de Baixo Sabor, a barragem do Feiticeiro começou a sua atividade em 2015. A central hidroelétrica do Feiticeiro, barragem de gravidade e central hidroelétrica reversível tem uma potência total instalada de 38 MW.


 
our-assets-bemposta-2-characteristics.jpg

Bemposta

Bemposta é uma barragem em arco de betão e uma central hidroelétrica a fio-de-água, situada no concelho de Mogadouro, perto da fronteira com Espanha. Tem uma potência total instalada de 439 MW.

 
 
our-assets-foz-tua-characteristics.jpg

Foz Tua

A barragem da Foz do Tua está instalada no rio Tua, um afluente da margem direita do Douro, no concelho de São Mamede de Ribatua, no município de Alijó. A barragem da Foz do Tua é uma central hidroelétrica multifunção constituída por duas turbinas Francis reversíveis com uma capacidade total instalada de 274 MW.